Sala de Aula: Um Olhar Adolescente
27.06 - 30.07.2024
Sala de Aula: Um Olhar Adolescente analisa o impacto dos espaços escolares no desenvolvimento juvenil. Com curadoria de Joaquim Moreno, com Ivo Poças Martins, a instalação foi anteriormente apresentada no arc en rêve (Bordéus), no CCB (Lisboa) e no Z33 (Hasselt).
A ideia para Sala de Aula: Um Olhar Adolescente nasceu da situação difícil de uma geração que teve de viver a transição para a idade adulta em plena pandemia. A experiência do confinamento no contexto da aprendizagem foi paradoxal: transformou os alunos, obrigados a estudar a partir de casa, sem, no entanto, modificar realmente os espaços de aprendizagem, que permaneceram inalterados quando regressaram ao ensino coletivo. Dois anos foram suficientes para abrir um fosso entre as necessidades e a realidade.
Esta arqueologia da adolescência foi organizada através da principal ferramenta que a moldou na segunda metade do século XX: a sala de aula. Como foram concebidos estes espaços? Como se geraram estas comunidades de aprendizagem? A que ecossistemas culturais e sociais estão submetidas? O que as transformou em corpos políticos? Como é que a normalização e a transgressão moldaram o ensino artístico? De que forma o ensino profissional reorganiza as relações entre trabalho e conhecimento?
Este programa integra a iniciativa MaisFRANÇA 2025, promovida pelo Institut Français du Portugal.
Com apoio do programa Criatório da Ágora – Cultura e Desporto do Porto, E.M., S.A. e da Direção-Geral das Artes.