Libre Acceso.
Espacio público contemporáneo en América Latina
27.06 - 30.07.2024
Exibida pela primeira vez no Centro Cultural La Moneda (Santiago do Chile), Libre Acceso examina a transformação do espaço público na América Latina. Através de sete curtas-metragens, são apresentadas intervenções urbanas e arquitetónicas que reinventam a vida coletiva na região mais urbanizada do planeta. O projeto tem curadoria da FIG Projects (Fabrizio Gallanti e Francisca Insulza) e será apresentado no arc en rêve em 2026.
A exposição refuta a imagem, por vezes simplista, da América Latina como um vasto território de baixa ocupação, onde a selva, as pampas, os planaltos e o deserto parecem ser os elementos mais marcantes. Pelo contrário, a América Latina revela-se a zona mais urbanizada do planeta, com 80% dos seus habitantes concentrados nas cidades.
No seio da intensidade das cidades latino-americanas, a exposição apresenta as formas como novos espaços coletivos nascem ou como os existentes são transformados, oferecendo experiências partilhadas e enriquecedoras aos seus habitantes.
Libre Acceso. Espacio público contemporáneo en América Latina procura dar visibilidade às semelhanças e diferenças com que as estratégias arquitetónicas respondem aos desejos dos cidadãos de apropriação dos espaços. A exposição estrutura-se em torno de sete temas, apresentados através de uma série de filmes dedicados a locais exemplares, encomendados a autores latino-americanos, e complementados por documentação impressa, no formato de cahiers, abrangendo um total de 80 projetos contemporâneos.
Para o Arquiteturas Film Festival, os sete curtas-metragens são apresentados em projeção contínua (loop). A exposição será apresentada no arc en rêve centre d’architecture, em Bordéus, no outono de 2026.
Este programa integra a iniciativa MaisFRANÇA 2025, promovida pelo Institut Français du Portugal.
Com apoio do programa Criatório da Ágora – Cultura e Desporto do Porto, E.M., S.A. e da Direção-Geral das Artes.