
AGENDA
14.11.2025
OPEN STUDIO
+
FINISAGGE

Open studio Simphiwe Mlambo + Finissage “Superposition: Atomic Scanner”
Na sexta-feira, 14 de novembro, abrimos as portas para um duplo evento: o Open studio de Simphiwe Mlambo, artista em residência no âmbito do programa InResidence (@plakaporto), e a Finissage da exposição “Superposition: Atomic Scanner”, do coletivo Gørvell (@gorvel.pt).
Às 16:00, Simphiwe Mlambo conduz o workshop “Colonial memory is paper thin: A workshop restitching 1934”, convidando o público a intervir no tapete-instalação em constante transformação. O espaço torna-se num lugar de partilha e escuta, acolhendo momentos de conversa, leitura e projeção sobre a genealogia da Exposição Colonial de 1934 e as múltiplas formas de presença e resistência. Às 18:30, a artista apresenta os resultados da sua investigação no Porto.

Às 19:00, inicia-se a performance de Ivana Sehic, seguida do debate com o coletivo Gørvell, Diogo Santana, Kenier Castillo, explorando a perceção na interseção entre ciência quântica, arquitetura e arte contemporânea.
Visitem ainda a exposição Superposition: Atomic Scanner, patente de quarta até sexta, das 10:00 às 18:00.
Fotografias:
Camilla Formiconi/ INSTITUTO
Simphiwe Mlambo
02.10 - 14.11.2025
EXPOSIÇÃO

SOBREPOSIÇÃO: SCANNER ATÓMICO
Esta exposição de GØRVELL explora a sobreposição quântica, traduzindo a incerteza da posição dos átomos no movimento do corpo humano. Através da fotografia, regista as ações quotidianas dentro de um espaço limitado, em três planos, produzindo três nuvens de movimento. A sua interseção é esculpida em granito por subtração industrial – convergindo o movimento efémero e a matéria duradoura.
GØRVELL é um lugar de encontro, de imaginação, de reflexão e de pesquisa e concretização. Constitui-se por arquitetos, artesãos, artistas e escritores.
Fotografia: Camilla Formiconi
Com apoio do programa Criatório da Ágora – Cultura e Desporto do Porto e da Direção-Geral das Artes.
31.05 - 31.12.2025
EXPOSIÇÃO

ALEIXO: 5 TORRES, 5 DÉCADAS
A exposição "Aleixo: 5 Torres, 5 Décadas, organizada pela APSPBA e pelo INSTITUTO, com curadoria de paulo moreira architectures, celebra os 50 anos da associação de moradores, reunindo documentos de arquivo e obras fotográficas de André Cepeda, David Gonçalves, Leonel Castro, Nelson d’Aires e Paulo Pimenta.
Para visitar na APSPBA (Rua de Âncora 41, Lordelo do Ouro), no seguinte horário: Dias úteis – das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00. Fins-de-semana e feriados – visitas por marcação (outros horários disponíveis sob consulta). Até 31 de dezembro de 2025.
Fotografia: Gonçalo Gomes
Apoio: União das Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos e CIN