A DECORRER
23.09 - 16.12.2023
Passeio & Conversa
“Aleixo Memorabilia” reúne olhares diversos sobre o demolido Bairro do Aleixo, estendendo a reflexão a processos de desaparecimento urbano e social a que assistimos na cidade do Porto, ao longo das últimas décadas, e especulando sobre futuros possíveis para preservar as memórias desses lugares. O programa tem lugar na sede da APSPBA – Associação de Promoção Social da População do Bairro do Aleixo (R. Âncora n.º 41, 4150-066 Porto).
Pela primeira vez no Porto, será apresentada a instalação “Aleixo Memorabilia”, criada originalmente por Paulo Moreira para In Conflict, representação portuguesa na 17ª Exposição Internacional de Arquitetura, La Biennale di Venezia 2021, com curadoria de depA architects. A obra reúne fragmentos da vida quotidiana, memórias e vestígios da construção e apropriação do Bairro do Aleixo, através de objetos doados por antigos moradores. Entre 23 de setembro e 15 de dezembro, a peça poderá ser contemplada por quem contribuiu para a sua formalização e pelo público em geral (Seg.-Sex., das 8h às 18h30).
A instalação serve de pretexto para um programa de uma tarde que se inicia com um passeio ao local do antigo Aleixo, às 15h00 (ponto de encontro: local da ex-torre 1). Pelas 16h00, dirigimo-nos a pé até à sede da APSPBA, onde decorre o debate, entre as 16h30 e as 18h00, que reúne perspetivas de um ex-morador, um investigador e um arquiteto que, a partir das suas memórias do bairro, especulam sobre uma versão de memorial no espaço público. A sessão termina com um momento musical com MC Buster, músico e ex-morador do bairro, e um convívio de fim-de-tarde.
O evento é público e gratuito.
Programa competo, 23 de setembro 2023
15h00
Passeio guiado ao local do antigo Aleixo, por Renato Sousa, Presidente da Direção da APSPBA – Associação de Promoção Social da População do Bairro do Aleixo. Ponto de encontro: local da ex-torre 1.
16h30
Conversa com:
Paulo Moreira (Arquiteto)
João Queirós (Sociólogo)
Júlio Silva / MC Buster (Músico e ex-morador)x
Moderada por:
Catarina Lázaro (Jornalista)
18h00
Performance musical com MC Buster
Convívio
Deadline 31.01.2024
OpenCall
ABERTURA CANDIDATURAS | Programa de residência INSTITUTO 2024/2025
O INSTITUTO acolhe residências de arquitetos, artistas e investigadores que procurem uma oportunidade para viver e trabalhar no Porto por um período até 3 meses. A partir da localização do INSTITUTO no centro histórico da cidade, os residentes poderão explorar ideias e desenvolver projectos, usufruir do ambiente interdisciplinar do INSTITUTO, e apresentar o trabalho no nosso espaço através de um evento público. Os residentes são encorajados a criar relações com outros artistas, organizações, estudantes e profissionais da cidade do Porto. Dispomos de instalações para acolher um/a residente (ou pequena equipa) de cada vez, num estúdio totalmente equipado e com acesso independente. Apreciamos especialmente propostas relacionadas com arquitectura, práticas espaciais críticas, cultura urbana e pós-colonialismo, com impacto público e social tangível.
PRÓXIMAS ATIVIDADES