PRÓXIMAS ATIVIDADES
12.09.2024
APRESENTAÇÃO LIVRO
No dia 12 de Setembro, quinta-feira, pelas 18h30, realizamos a apresentação do livro “Aprender a Desaprender - Diálogos para a descolonização da arquitetura” publicado conjuntamente pela Dafne Editora e INSTITUTO, no Hangar (Lisboa). O evento conta com uma Introdução por Paulo Moreira (editor da publicação) e André Tavares (Dafne Editora); e uma conversa entre Ana Balona de Oliveira (IHA / NOVA-FCSH), Marta Lança (Buala) e Yolana lemos (CITAD, BANGA Coletivo).
O livro reúne arquitetos, artistas, críticos e autores do presente, e aborda vários temas: o papel das diásporas na história, procurando reescrever narrativas emancipatórias sobre a relação entre colonizado e colonizador; as escalas de ação das práticas espaciais; as histórias pessoais e os comentários pedagógicos. Tem contributos de Ibiye Camp, Margarida Waco, Luísa Santos, Mónica de Miranda, Banga Colectivo, Natache Sylvia Iilonga, Thais Andrade, Gabriela Leandro Pereira, Lara I. C. Ferreira, Anyibofu Nwoko Ugbodaga e Demas Nwoko.
Este é um dos 45 projetos apoiados pelo programa «Arte pela Democracia», uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes.
©Aprender a Desaprender, Dafne Editora, 2024. Fotografia de capa: Mónica de Miranda
Créditos fotográficos: Barbara Gocníková / INSTITUTO
PRÓXIMAS ATIVIDADES
03 - 31.10.2024
EXPOSIÇÃO
A exposição "Jardim Crioulo - Processo" oferece uma visão única sobre a conceção e desenvolvimento do projeto expositivo de “Greenhouse”, representação portuguesa na 60.ª Bienal de Veneza, com curadoria Mónica de Miranda, Vânia Gala e Sónia Vaz Borges. Uma equipa interdisciplinar colaborou com as artistas e com paulo moreira architectures no desenho e execução de objetos escultóricos e jardins vivos no interior do Palazzo Franchetti, e a exposição mostra maquetes, esboços e fotografias do processo. Decorrerá de 3 a 31 de outubro, com inauguração e conversa no dia 3, às 18h30, com Ana Trabulo e Valentin Neves (ArtWorks), Marcela Canadas (Hangar) e Paulo Palma (paisagismo), com moderação do arquiteto Paulo Moreira.
Parceria: Hangar, ArtWorks
Apoio: DG Artes/Ministério da Cultura, paulo moreira architectures
Créditos fotográficos: Alex Kirschstein