Angie Saiz
23.05-06.06.2021
Open Studio: Futuro #Agora, 4–5.06.2021
“Futuro é um projecto que procura criar um espaço onde podemos repensar o futuro a partir do colapso do actual sistema capitalista, da ruína e decadência que o século passado nos deixou, e do estado de incerteza e limbo em que nos encontramos. Um processo de criação a partir da metáfora do território que se tornou o espaço íntimo e local, vivendo a possibilidade de um amanhã que é constantemente questionado entre a utopia de um tempo melhor e a distopia do sistema e do modelo de vida em crise.
O projecto é proposto como um tempo para experimentar a opção oportuna de regressar às nossas próprias terras, de um tempo incerto que nos impõe uma pausa e repensarmo-nos na projecção ainda impossível, propondo através da criação a urgência de valorizar novamente o que no meio do caos existe numa sobrevivência ainda latente e com a possibilidade de um futuro.
O projecto continua a exploração do trauma através da composição de vídeo e som, e será desenvolvido em residências artísticas em diferentes territórios, começando na cidade do Porto no INSTITUTO, passando pela Binaural/Nodar em Vouzela [Portugal, maio-junho 2021]; para terminar nas Ilhas Galápagos na Residência Candela no Museu Manu [Equador, janeiro-fevereiro 2022]."
Bio
Angie Saiz (Santiago do Chile, 1977) é uma artista visual com estudos em Belas Artes e Cinema na Universidade do Chile; com produção de trabalhos em fotografia, intervenção pública, instalação de vídeo e arte sonora. O seu trabalho desenvolve problemas estéticos a partir do imaginário biográfico, do cruzamento e da crise entre velhas e novas tecnologias e dos conceitos de trauma, limbo e ruína. Expôs em espaços importantes no seu país como o MAC Museo de Arte Contemporáneo, MAVI Museo de Artes Visuales e Galería Metropolitana; e realizou residências artísticas, exposições e curadorias em Portugal, Itália, Brasil, Argentina, Colômbia, Equador, México e Estados Unidos. A sua obra faz parte de colecções públicas e privadas de espaços e instituições de destaque como o MAM Museo de Arte Moderno de Chiloé e Ministerio de las Culturas, las Artes y el Patrimonio, no Chile; Neon Heather Gallery, nos Estados Unidos; e Fundación Memorial Da America Latina-Galería Marta Traba, no Brasil. Paralelamente à sua produção artística, realiza formação em autogestão e autopromoção cultural, realizada através de espaços como o Centro Nacional de Arte Contemporáneo de Cerrillos no Chile, o programa educativo da Soma México e de forma independente. É também consultora em projectos culturais, e editora, gestora e produtora em artes visuais. Actualmente, vive e trabalha em projectos de exposição e residências em territórios dentro e fora do Chile. angiesaiz.cl