Mundo Exterior, Mundo Interior
06.05 – 27.05.2022
A noção de saúde mental é histórica e culturalmente construída e, em cada época, tem-se definido o “doente mental” de acordo com o desvio à norma ou à regra. No entanto, hoje é conceptualmente aceite a definição de saúde mental como “um estado de equilíbrio entre uma pessoa e o seu meio”. É nesta relação entre ambiente e sujeito, coletivo e individual, público e privado, exterior e interior que esta exposição se constrói. Instigada pela localização do INSTITUTO no “interior” de um quarteirão, recolhido em relação ao contexto urbano “exterior”, estabelecemos uma analogia entre a relação entre o espaço e o corpo da cidade, e a condição humana em relação ao seu contexto.
“Mundo exterior, Mundo interior” reflete sobre como os fatores ‘externos’ são determinantes do bem-estar do ‘indivíduo’ – condicionantes estruturais, sociais, culturais e económicas – que colocam em risco a saúde mental. Esta perspetiva procura ir além do combate individual ao estigma da doença mental. Pretende alertar para a importância da relação entre saúde mental, perceção e utilização de espaço, e urbanidade. Ao refletir criticamente sobre o forma como habitamos as nossas cidades e, em particular, a cidade do Porto, questionamos as infraestruturas, modelos e práticas da vida quotidiana que podem excluir, adoecer, isolar, desumanizar ou estigmatizar, desafiando a saúde mental.
Através de um percurso expositivo que se inicia ainda no exterior e acompanha o visitante ao longo do espaço do INSTITUTO, a exposição convida-o a partilhar as suas experiências socioambientais quotidianas e a contribuir para a criação de um habitat que promova o bem-estar e a saúde mental.
Coordenação: Margarida Silva, Paulo Moreira
Participantes: Daniela Vieitas, João Ana, Raquel Rocha, Rui Magalhães
Assistência editorial: Andreia Faria
Montagem: José Silva e Flávio Silva, JR Gráfica
Fotografia: Ivo Tavares e Raquel Rocha
Apoio: DG Artes/Ministério da Cultura e Criatório, Ágora – Cultura e Desporto, E.M.