Slow Down!
Arquiteturas Film Festival 2022
27.09 - 01.10.2022
Desde 2021 o INSTITUTO acolheu o desafio de organizar e reinventar o Arquiteturas Film Festival. Encaramos o festival como uma plataforma internacional para discutir e disseminar a produção arquitetónica através de filmes, exposições e debates.
Em 2022 o Arquiteturas Film Festival mudou-se para a cidade do Porto, apos 8 edições em Lisboa! Sob o tema Slow Down!, a edição deste ano refletiu sobre a ideia de ‘abrandamento’, ainda que isso implique demolir, reduzir, reutilizar, ou subtrair a arquitetura. Interessa-nos ver, ouvir e debater sobre praticas espaciais justas social e ambientalmente, que transmitam uma relação reciproca entre a ação humana e a natureza.
O tema deste ano foi lançado pelo Programa Oficial, com curadoria da Catarina de Almeida Brito, e pelo diretor do festival, Paulo Moreira, na sessão de abertura, no Cinema Passos Manuel. Nas manhãs dos dias seguintes, Richard John Seymour e Ines Weizman conduziram masterclasses na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, com o acompanhamento do Luís Urbano.
Propondo uma nova perspetiva sobre a estrutura do festival, a edição deste ano deixou de abrigar um país convidado e passou a ter uma instituição convidada - o Centre for Documentary Architecture (CDA), fundado pela Ines Weizman. Os filmes, exposição e debates programados pelo CDA, foram apresentados na Fundação Instituto Marques da Silva. A exposição ‘The Matter of Data: Documentary Architecture as Historical Method' ficou patente três semanas após o encerramento do festival.
O programa Experimental teve lugar na sede da organização do festival, o INSTITUTO, na Rua dos Clérigos. O programa esteve a cargo da arquiteta e curadora Mariana Pestana, uma seleção de filmes originalmente apresentados como parte da 5ª edição da Bienal de Design de Istambul, organizada pela Instanbul Foundation for Culture and Arts (IKSV), sob o tema 'Empathy Revisited: Designed for More Than One'.
Da Open Call que recebeu cerca de 200 submissões de 50 países, foram selecionados 23 filmes de 17 nacionalidades para o programa Competição. A seleção foi coordenada por Sofia Mourato, fundadora e antiga diretora do Arquiteturas Film Festival. Os filmes foram exibidos em oito sessões na Casa Comum, espaço cultural integrado no edifício da Universidade do Porto. Os sete filmes premiados foram apresentados em duas sessões, no último dia do festival, no Cinema Passos Manuel.
www.arquiteturasfilmfestival.com
Organização:
INSTITUTO
Diretor do festival:
Paulo Moreira
Curadoria:
Catarina de Almeida Brito
Ines Weizman
Mariana Pestana
Paulo Moreira
Coordenação de competição:
Sofia Mourato
Comité de seleção:
Andreia Garcia
Daniela Silva
Sara Nunes
Sofia Mourato
Vasco Mendes
Júri:
Joana Rafael
Romea Muryń
Ivana Sehic
Miguel C. Tavares
Duarte Natário
Gestão de projeto:
Raquel Pais
Produção:
Raquel Pais
Oona Philomena Wächter
Assistência da produção:
Carlos Gomes
Daniela Silva
Eleanor Staniforth
Tatiana Oliveira
Sami Sahli
Assessoria de imprensa & comunicação:
Rita Neves
Comunicação digital:
Inês Pinto
Design & Webdesign:
Pê
Fotografia:
Ivo Tavares Studio
Renato Cruz Santos
INSTITUTO
Motion graphics:
André Pimentel Santos
O Anuário’22, publicação onde este projeto está incluído, foi apoiado pela DGArtes / Ministério da Cultura.