Caminho das Escadinhas
Projeto: 08.10.2021 - 10.10.2022
Residência: 15.07 – 14.09.2022
Oficina: 23.08.2022
Inauguração: 27.08.2022
O “Caminho das Escadinhas” é um projeto que interliga arquitetura, arte e natureza. É um percurso pedonal entre a encosta do bairro do Monte Xisto e a margem do Rio Leça, em Matosinhos. Esta iniciativa procura demonstrar a mais-valia que os projetos realizados com meios escassos podem trazer aos espaços urbanos mais “escondidos” e negligenciados das nossas cidades.
O processo, com um ano de duração, reuniu uma equipa interdisciplinar de arquitetos, construtores locais, artistas e uma rede alargada de parceiros. O projeto de arquitetura, de paulo moreira architectures, foi cuidadosamente executado por construtores locais, liderados pelo Sr. José Silva, também ele morador do bairro. O trabalho foi complementado por uma intervenção artística do coletivo Verkron, que conferiu ao projeto uma dimensão artística que certamente o distingue e valoriza.
Na primeira fase da obra, procedeu-se à requalificação das escadas que culminam a Rua das Escadinhas, um dispositivo urbano peculiar, acesso entre as cotas alta e baixa da encosta poente do Monte Xisto. O projeto consistiu na reparação de degraus e corrimão, bem como na criação de um novo limite entre a escada pública e o terreno privado vizinho, criando-se uma estrutura de bancos convidando ao usufruto da própria escadaria como lugar de repouso.
Seguindo o trilho que liga o sopé da escada ao rio Leça, recuperou-se uma antiga ruína, transformando-a numa zona de convívio, no meio da natureza. A limpeza do terreno e da ruína foi um desafio de enormes proporções. O volume de lixo, entulho e vegetação acumulado ao longo de mais de quatro décadas de abandono, tornava o local intransitável e impassível de qualquer uso por parte da população. A limpeza foi além da edificação e promoveu de facto a despoluição da margem do rio e a valorização da paisagem natural.
Após o trabalho de retirada de lixo e entulho, foi realizada a consolidação das ruínas. Pequenas intervenções permitiram devolver ao conjunto o seu carácter original, despindo-o de intervenções precárias que se foram acumulando ao longo dos anos. O trabalho cuidado de recuperação promove a permanência no local, através da instalação de bancos em todos os “quartos” da edificação, conferindo-lhe uma função de socialização.
Este projeto foi realizado por paulo moreira architectures, com Verkron, no âmbito do programa Bairros Saudáveis, também com o apoio InResidence, da Ágora – Cultura e Desporto do Porto, e em parceria com moradores locais (equipa do sr. José Silva) e União de Freguesias - Custóias, Leça do Balio e Guifões.
Fotos: Ivo Tavares
Apoio: Bairros Saudáveis, DG Artes/Ministério da Cultura e Criatório, Ágora – Cultura e Desporto, E.M.