Aleixo Memorabilia
23.09 – 16.12.2023
"Aleixo Memorabilia" mostra fragmentos da vida quotidiana, memórias anónimas e vestígios da construção e apropriação do bairro. Alguns destes objetos poderão ter sido escolhas meramente aleatórias (coisas que os ex-moradores gentilmente pegaram em casa), mas a maior parte simbolizam e representam a integridade e orgulho que prevalece na memória coletiva do Aleixo. Esta peça traz-nos vozes silenciosas afetadas por um caso complexo que desafia o imediatismo que usualmente caracteriza os conflitos urbanos.
A instalação, criada originalmente por Paulo Moreira para In Conflict, representação portuguesa na 17ª Exposição Internacional de Arquitetura, La Biennale di Venezia 2021, com curadoria de depA architects, foi apresentada pela primeira vez no Porto na APSPBA – Associação de Promoção Social da População do Bairro do Aleixo.
Acompanhada de um programa público de passeios e debates, “Aleixo Memorabilia” provoca a reflexão sobre processos de desaparecimento urbano e social a que assistimos na cidade do Porto, ao longo das últimas décadas, e especula sobre futuros possíveis para preservar as memórias desses lugares.
Fotografia: Gonçalo Gomes
Co-produção: APSPBA – Associação de Promoção Social da População do Bairro do Aleixo e Instituto de Sociologia da Universidade do Porto
Apoio: DG Artes/Ministério da Cultura e Criatório, Ágora – Cultura e Desporto, E.M.