Aprender a Desaprender
13.06.2024
No passado dia 13 de junho decorreu o lançamento de “Aprender a desaprender”, o novo livro da Dafne Editora , em parceria com INSTITUTO . A apresentação destes “diálogos para a descolonização da arquitetura” foi ocasião para uma conversa entre Kitty Furtado, André Tavares e o editor da publicação Paulo Moreira
Este livro é uma contribuição singela e poderosa para compreender os caminhos, os métodos e as abordagens que uma nova geração está a usar para posicionar a arquitetura no debate sobre a descolonização. Reúne contributos de Ibiye Camp, Margarida Waco, Mónica de Miranda, Luísa Santos, Banga Colectivo, Cartografia Negra, Natache Sylvia Iilonga, Thaís Andrade, Gabriela Leandro Pereira, Lara Isa Costa Ferreira, Demas Nwoko e Anyibofu Nwoko Ugbodaga.
Apoio: Este é um dos 45 projetos apoiados pelo programa «Arte pela Democracia», uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes. O Programa «Arte pela Democracia» promove projetos artísticos que contribuam para a reflexão sobre a relevância deste acontecimento na construção da democracia. É dirigido a projetos artísticos nas áreas das artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media); artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro); artes de rua; e cruzamento disciplinar.
Capa do livro a partir de Mónica de Miranda, Astronaut, 2022