Onde a Vida Acontece
Arquiteturas Film Festival 2023
27.06 - 01.07.2023
O Arquiteturas Film Festival 2023 decorreu no Porto, pela segunda vez, reafirmando a sua relevância como plataforma internacional para a discussão e disseminação da arquitetura. O tema desta edição, "Onde a vida acontece", refletiu sobre a arquitetura e as pessoas que nela habitam, enfatizando a disciplina como pano de fundo para a interação humana.
O programa do festival contou com três eixos: Oficial, Instituição Convidada e Competição. Organizado pelo INSTITUTO, o festival decorreu em vários espaços da cidade: Batalha Centro de Cinema, Casa Comum, INSTITUTO, Mercado do Bolhão, Albergues do Porto e Circo de Ideias.
Pela primeira vez, o festival foi acolhido pelo renovado Batalha Centro de Cinema. Na sessão de abertura, o Canadian Centre for Architecture (CCA), instituição convidada desta edição, estreou o último filme da trilogia concebida por Giovanna Borasi, e realizada por Daniel Schwartz, “Where We Grow Older” (2023). Além de uma seleção de filmes, o CCA apresentou uma instalação, no INSTITUTO, reunindo um conjunto de materiais relacionados com o uso do cinema e da imagem em movimento em projetos curatoriais. No âmbito do Programa Oficial, a realizadora Sara Nunes estreou o documentário “De Volta à Cidade” (2023), sobre o recentemente renovado Mercado do Bolhão. Ambas as sessões tiveram casa cheia no Batalha, e foram complementadas por debates e passeios guiados aos edifícios e debates. Abordaram-se temas como a importância de cuidar das comunidades mais vulneráveis, os contextos de precariedade habitacional, e a crescente pressão económica que afeta os contextos urbanos em várias regiões do mundo.
A secção de competição do festival, exibiu 19 filmes de 16 nacionalidades, na Casa Comum. O júri deliberou os vencedores em quatro categorias: Consciência Social, Documentário, Experimental e Ficção. O Público atribuiu também um prémio, por votação. No último dia do festival, os filmes premiados foram exibidos no Batalha Centro de Cinema. As sessões foram antecedidas por uma apresentação retrospetiva dos 10 anos do Arquiteturas Film Festival por Sofia Mourato (fundadora do AFF) e Paulo Moreira (diretor do festival), e uma cerimónia de prémios, com a presença de membros do júri.
O Arquiteturas Film Festival encerrou com um filme do Programa Oficial, “A Morte de uma Cidade” (2022), de João Rosas, um diário urbano que retrata o quotidiano do estaleiro de obras e os que aí trabalham, no coração do Bairro Alto, Lisboa.
www.arquiteturasfilmfestival.com
Organizador
INSTITUTO
Instituição convidada:
CCA - Canadian Centre for Architecture
Diretor:
Paulo Moreira
Coordenação de programação:
Raquel Pais
Coordenação de competição:
Sofia Mourato
Gestão de Projeto:
Sara Pinheiro
Comité de seleção:
Sofia Mourato
Barbara Gocníková
Daniela Silva
Vasco Mendes
Júri:
Didier Fiúza Faustino
Francisco Lobo
Cristina Monteiro
Nuno Coelho
Sara Nunes
Artista convidado:
Toy Boy
Produção:
Mira Samonig
Thaís Andrade
Assistência da produção:
Elisa Alvarez
Joana Graça
Nuno Silva
Rossana Nando
Consultoria de comunicação:
Julia Albani
Tradução:
Eleanor Staniforth
Fotografia:
Ivo Tavares Studio
Raquel Rocha
Design Gráfico:
João Queirós