Jardim Crioulo - Processo
03-31.10.2024
A exposição “Jardim Crioulo - Processo” oferece uma visão única sobre a conceção e desenvolvimento do projeto expositivo de “Greenhouse”, representação portuguesa na 60.ª Exposição Internacional de Arte – La Biennale di Venezia 2024, com curadoria Mónica de Miranda, Vânia Gala e Sónia Vaz Borges. O projeto “Greenhouse” define-se a partir de quatro ações: Jardim (Instalação, Espaço, Tempo); Arquivo Vivo (Som, Movimento, Performance), Escola (Educação, História, Revolução); Assembleias (Público, Comunidades e Publicação).
Esta exposição aborda um dos aspectos do projeto: o processo de criação de um jardim crioulo, referência às hortas criadas por pessoas escravizadas como ato de resistência e sobrevivência – uma antítese à plantação monocultural. Em Veneza, o jardim acolhe uma instalação sonora, esculturas, dança/performance, oficinas, leituras e eventos participativos. Uma equipa interdisciplinar colaborou com as artistas e com paulo moreira architectures no desenho e execução de objetos escultóricos e jardins vivos, no interior do Palazzo Franchetti, entre 20 de abril e 24 de novembro de 2024. As estruturas do jardim crioulo são formadas por módulos, que permitem a inserção de vegetação natural. Cria-se uma família de objetos escultóricos com configurações, escalas e formas diversas, que servem de palco para as ativações do programa de “Greenhouse”.
A presente exposição dá a conhecer materiais inéditos sobre o processo de criação e execução do projeto expositivo, incluindo maquetes de estudo, esboços, desenhos técnicos, fotografias e vídeos, provenientes dos vários intervenientes no projeto. Estes elementos servem como ponto de partida para refletir sobre o trabalho colaborativo entre curadoria, criação artística, design expositivo, paisagismo e métodos de produção, convidando à reflexão sobre a importância da interdisciplinaridade no campo da arte e da arquitetura.
Participantes: Alex Kirschstein, ArtWorks, Clinica Botanica, Desisto, Dumbo Design Studio, Hangar, Ivo Tavares Studio, Mónica de Miranda Studio, paulo moreira architectures, Paulo Palma
Parceria: Hangar
Apoio: paulo moreira architectures, DG Artes/Ministério da Cultura
Créditos fotográficos: Ivo Tavares Studio