Mestres Da Obra
12.10-09.11.2023 & 28.10.2023
O projeto “Mestres da Obra” incide sobre a relação entre projetistas e construtores. Promoveu a transformação do ambiente de trabalho em espaço de conhecimento e troca de saberes, ressignificando relações e contextos da prática arquitetónica e artística. Foi composto por uma exposição de peças desenvolvidas em colaboração entre o curador, Arthur Pugliesi, e operários num estaleiro de obra. A exposição foi ativada por um programa público que incluiu duas conversas e um passeio. A primeira conversa/ visita guiada à exposição foi realizada pelo curador Arthur Pugliesi, na abertura da exposição. A segunda conversa teve lugar nas reservas do CIAJG, com a diretora Marta Mestre, Paulo Moreira, Carla Cruz e Flávia Vieira, professoras da U. Minho, moderada por Arthur Pugliesi. O passeio consistiu numa visita ao estaleiro, em Guimarães, onde foi possível ver mais algumas peças desenvolvidas no âmbito do projeto.
Mestres da Obra é um coletivo artístico que há mais de 20 anos promove o desenvolvimento humano de trabalhadores e trabalhadoras na construção civil, contribuindo para o fortalecimento de questões ligadas à sustentabilidade, cidadania e cultura. Como atividade central, a organização implanta Ateliês de Arte e Humanidades dentro de estaleiros de obras, onde os operários participam de um processo de cocriação com artistas, arquitetos, músicos, e profissionais da educação.
O estaleiro de obras passa então a ser um espaço de troca de conhecimento, onde ensinar e aprender convertem-se em responsabilidade coletiva, fortalecendo a relação entre os trabalhadores e o local onde vivem e trabalham.
A complexidade dessas questões, pertinentes não só no âmbito do Programa Mestres da Obra, mas em qualquer processo de regeneração cultural, implica a utilização de novas metodologias e estratégias de ação que possam re-significar os ambientes de trabalho e a percepção de um novo uso das cidades. Ao entrar em contato com o mais íntimo imaginário, renovam-se os sentidos e naturalmente somos levados a rever os significados que atribuímos às coisas. Vem à tona o poder de uma nova visão, um novo entendimento sobre como lidar com certos problemas e, sobretudo, novas possibilidades de solucioná-los.
Fotos: Yujie Liu, Barbara Gocníková
Contributos: Arthur Pugliesi, Carla Cruz, Flávia Vieira, Marta Mestre, Paulo Moreira
Parceiros: Mestres da Obra, AlfaAtlântica, Ordem dos Arquitectos Norte, CIAJG Guimarães
Apoio: DG Artes/Ministério da Cultura e Criatório