Morte Adivinhada – Valter Vinagre
04.02-15.03.2024
A exposição fotográfica do fotógrafo Valter Vinagre que documenta a construção e demolição de um centro comunitário no Bairro da Jamaica. Na inauguração realiza-se um debate com Helena Roseta, Coordenadora Nacional da 1ª edição do programa Bairros Saudáveis; Marcos Injai e Paulo Biague, representantes da ADSCV – associação de moradores; Jannis Kuhne e Simone Frangella, do coletivo Chão – Oficina de Etnografia Urbana, e teve a moderação de Paulo Moreira.
“Na manhã de 18 de outubro de 2023, a sede da Associação de Desenvolvimento Social de Vale de Chícharos, no Bairro da Jamaica, foi demolida. O edifício encontrava-se na fase final de requalificação, após um longo e atribulado processo, iniciado precisamente três anos antes, no âmbito do Programa Bairros Saudáveis – uma iniciativa pública visando melhorar a qualidade de vida em territórios vulneráveis, que tinha sido lançada a 16 de outubro de 2020. A natureza participativa do programa motivara a união de esforços para a elaboração de uma candidatura, integrando a ADSVC e parceiros com experiência em contextos de carência social e espacial, CHÃO - Oficina de Etnografia Urbana, e o INSTITUTO como coordenador da equipa de projetistas, paulo moreira architectures.
Há muito que o destino deste bairro, no Seixal, estava traçado. Mas pouco se sabia, na altura, sobre os prazos e condições de realojamento. Perante esta incerteza, que se arrastava há demasiados anos, pretendia-se reabilitar um edifício essencial à vida coletiva do bairro, onde habitualmente decorriam reuniões de moradores, atividades associativas e educativas. Propunha-se transformar a precária sede, num Centro Comunitário para o desenvolvimento social e cultural da comunidade. Esperava-se criar condições mínimas de dignidade para a população, melhorando o espaço interior da sede, e substituindo os materiais contaminantes da cobertura por uma nova estrutura, desmontável, que se prolongava para o exterior.
Desde cedo, a obra foi sofrendo percalços no seu normal andamento, tipo efeito bola-de-neve. Os trabalhos iam sendo suspensos e reiniciados, ao ritmo de uma enervante teia burocrática, incumprimento de prazos, quebra de compromissos do empreiteiro, you name it. Apesar das dificuldades, os laços entre os parceiros permaneciam intactos. Graças a essa motivação coletiva, a conclusão dos trabalhos estava finalmente prevista para breve, esperando-se que decorresse sem mais incidentes. Mas o tempo tinha passado, e o contexto mudara: a obra estava a ser terminada simultaneamente ao anunciado desmantelamento do bairro da Jamaica. A obra ganhava vida, enquanto decorria o fim do seu entorno.
Foi então que a Câmara Municipal do Seixal decidiu acabar com esta aparente incongruência, avançando com a demolição, sem aviso. Foi uma morte adivinhada, mas por causa inesperada. As fotografias de Valter Vinagre registam e denunciam este caso belo e colaborativo, difícil e trágico.”
Paulo Moreira
Janeiro 2024
Fotos: Barbara Gocníková
Apoio: DG Artes/Ministério da Cultura e Criatório