Paisagens Produtivas
29.05 – 03.06.2022
Paisagens Produtivas centra-se no impacto da agricultura industrial no Sudeste de Portugal. Debatendo-se sobre as diversas consequências dos usos da terra, desde o impacto do meio ambiental até aos padrões de migração. Os estudantes de TU BRNO realizaram um projeto documental de investigação, através de filmagens no terreno, como meio para estabelecer a sua hipótese de projeto. Com base nas conclusões da investigação, as propostas desenhadas desenvolvem-se e apresentam-se em forma de uma curta de animação.
O sudeste de Portugal foi escolhido como um lugar onde a agricultura industrial está, atualmente, em conflito com o seu entorno. Apesar de ser um parque natural, a legislação de proteção da região não impede que as corporações agroindustriais tomem o controlo da paisagem, transformando hectares de cenário natural num vasto mar de estufas de plástico. Com esta situação surgem novos fatores a ter em consideração – o uso da terra, o meio ambiente, a produção, a tecnologia e as respetivas implicações sociais.
As tipologias de Paisagens Produtivas emergiram e evoluíram sem a presença dos arquitetos, o que nos leva às seguintes questões: Precisam estas de ser contextualizadas e adaptadas ao meio urbano? Que impactos têm na rede urbana? Podem permitir reinterpretações? Qual o papel dos arquitetos e/ou urbanistas que poderá estar implicado nessas tipologias específicas?
Estudantes:
Dominika Kastellová
Eliska Valová
Ian Antonio Mercado Luna
Jan Bilek
Julie Bonnans
Leana Terkawi
Marie Krizková
Pavlina Gunárová
Rosita Mircheva
Saša Smolej
Tereza Procházková
Vendula Vasková
Veronika Mikulova
Viliam Sebora
Instrutores:
Locument (Francisco Lobo, Romea Muryń)
Apoio:
Faculdade de Arquitetura da BRNO UNIVERSITY OF TECHNOLOGY
INSTITUTO