



Definindo o ‘africano’ no hiperessencialismo | Sechaba Maape
14.01 - 28.01.2025
O novo troféu do Arquiteturas Film Festival ganhou forma em janeiro de 2025, durante a residência artística do arquiteto e artista sul-africano Sechaba Maape no INSTITUTO.
Ao longo da residência, Maape desenvolveu o conceito e o design do novo troféu do festival, produzido em colaboração com a Artworks. Inspirado pelo trabalho de Pancho Guedes e pelas identidades sobrepostas da arquitetura e do design africanos, o projeto resultou de um processo de pesquisa que envolveu ideias de hiper-essencialismo e as narrativas culturais que moldam a prática arquitetónica contemporânea no continente africano.
Uma conversa gravada durante a residência — disponível na íntegra no canal de YouTube do INSTITUTO — documenta o processo criativo e o enquadramento conceptual que sustentam o desenvolvimento do troféu.
No dia 25 de janeiro de 2025, Maape apresentou o seu percurso profissional e artístico, numa sessão introduzida por Paulo Moreira. Os troféus foram expostos publicamente na vitrine da Tribuna no Batalha Centro de Cinema durante o festival e entregues aos filmes premiados na cerimónia de encerramento, a 27 de junho de 2025.