O INSTITUTO é um ponto de encontro de diversas formas de expressão cultural, situado no coração do Porto. Os interesses e percursos da equipa residente fundamentam um corpo de programação que parte do campo da arquitectura para as artes visuais e espaciais, pensamento crítico e cruzamentos disciplinares. Acreditamos que a interdisciplinaridade aliada à informalidade do espaço e a vontade de abordar temas ‘quentes’ da sociedade atual potenciam a criação e a pesquisa de novos discursos contemporâneos.
O INSTITUTO surgiu da vontade de ativação de um antigo armazém que, tal como uma parte significativa do edificado do centro do Porto, esteve abandonado durante várias décadas. Em 2018, o edifício foi reabilitado por Paulo Moreira Architectures, que ali instalou o seu atelier e criou o INSTITUTO como extensão da sua prática. O INSTITUTO é hoje gerido pela Tamanho Azul – Associação, entidade que formaliza a equipa que contribuiu para a formação e consolidação do projeto.
Desde a inauguração em dezembro de 2018, o INSTITUTO tem desenvolvido programação em variados formatos — conversas, exposições, oficinas e publicações. Tem acolhido eventos, formações e ciclos dedicados com participantes individuais e coletivos de diversas áreas disciplinares, do panorama nacional e internacional. A localização na Rua dos Clérigos, junto a lugares de referência da cidade, bem como da agitação da Baixa e de uma rede de transportes com ligação a toda a cidade, tem sido mote para uma crescente actividade e afluência de público.
O alcance do programa desenvolvido pelo INSTITUTO foi já reconhecido por diversas instituições com as quais estabelecemos projectos em colaboração, tais como: Ágora - Cultura e Desporto, Empresa Municipal do Porto; Bolsa de Ideias - Associação Comercial do Porto; ARQ OUT - Mês da Arquitetura, Ordem dos Arquitectos - Secção Regional do Norte; Porto Design Biennale.
Equipa:
Direção Artística: Paulo Moreira
Gestão de projetos: Sara Pinheiro
Produção e suporte técnico: Nuno Silva
Registo fotográfico: Ivo Tavares
Download da brochura em pdf aqui (PDF 18mb).