ThisPlace – Stories of displaced people in Chernihiv, Diyarbakır, and Porto
11.2021 - 11.2022
Em novembro de 2021, o Porto Hub integrou a articulação já definida entre Diyarbakır II (Turquia) e Chernihiv (Ucrânia), no projeto ThisPlace – Stories of displaced people, com a proposta de dar continuidade ao tema da herança colonial e afrodescendente na cidade do Porto, já desenvolvido na fase 1 do projeto, desta vez com um enfoque sobre o bairro do Riobom. Em fevereiro de 2022, essa proposta foi alterada a partir do momento em que começou a guerra da Rússia contra a Ucrânia, e os nossos colegas ucranianos se encontraram, eles mesmos, numa situação de deslocados.
Num primeiro momento, a equipe do INSTITUTO propôs dar apoio à organização dos materiais e edição de vídeos e imagens que a equipe ucraniana já tinha recolhido sobre o conflito que sofriam, colocando à disposição os nossos recursos humanos e técnicos. Enquanto os demais integrantes do Porto Hub, continuariam o projeto sobre o Porto.
Os integrantes do INSTITUTO, Lara Ferreira (no período de abril a novembro de 2022) e João Costa (no período de abril a agosto de 2022) acompanharam o desenvolvimento do trabalho do Chernihiv Hub, dialogando diretamente com Olena Rosstalna do Youth Drama Theatre AmaTea.
Participação na definição da ideia geral de uma série de 4 vídeos curtos sobre Chernihiv, no storytelling, elaboração de textos, frames e imagens utilizadas nos vídeos, e sugestões sobre os rascunhos dos vídeos ao longo da sua edição, foram as contribuições diretas do INSTITUTO na colaboração com o Chernihiv Hub.
O projeto ThisPlace foi apresentado no dia 19 de novembro, no espaço da RAMPA, no Porto. Os 3 Hubs apresentaram vídeos, assim como 3 séries fotográficas sobre os temas desenvolvidos por cada Hub. O Chernihiv Hub apresentou uma série de 4 vídeos, sobre 4 diferentes locais da cidade afetados pela guerra e a relação de cada um desses lugares com as deslocações forçadas dos seus moradores.
O projeto foi desenvolvido no âmbito do VAHA, uma iniciativa da Anadolu Kültür e MitOst, financiada pela Stiftung Mercator e pela European Cultural Foundation. O programa VAHA (que significa “oásis” em turco) teve a duração de dois anos e visou empoderar espaços artísticos e culturais independentes, defendendo a discussão pública e o diálogo em cidades da Turquia, da Europa e de países vizinhos. O consórcio de parceiros VAHA encontra-se em colaboração com o iac Berlin na implementação de uma série de workshops temáticos e reuniões de rede.
O Anuário’22, publicação onde este projeto está incluído, foi apoiado pela DGArtes / Ministério da Cultura.