Peças desgarradas
22.03.2024
“Peças desgarradas: a origem dos materiais” reúne os resultados da primeira atividade pública do projecto FÓRUM NADA NOVO, uma oficina realizada em janeiro de 2024 entre a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) e Escola de Arquitectura, Arte e Design da Universidade do Minho (EAAD). A oficina propôs-se explorar os percursos das destroços dos edifícios que demolimos para renovar a cidade e o seu potencial de reutilização, e contaminar os olhares dos participantes pelas perspectivas dos valores sociais do património material, sustentabilidade ambiental e das desigualdades de género nas profissões da construção.
Os participantes visitaram quatro tipos distintos destas ‘minas’, cada um correspondendo a um tema (‘origem’, ‘salvaguarda’, ‘aproveitamento’, e ‘resíduo’). Foram desafiados a criar, num processo exploratório e especulativo, objetos simbólicos que apontem para releituras e significados estéticos que vão além da noção redutora da cartografia como instrumento utilitário de orientação geográfica ou de representação física de um território.
A inauguração foi acompanhada por uma conversa com Jérémy Pernet (arquiteto e fotógrafo), Cidália Silva (EAAD-UM), Mulheres na Arquitectura, Cláudia Escaleira (NADA NOVO), Jonny Pugh (NADA NOVO), Paula Lage e Paulo Sousa (Banco de Materiais, Câmara Municipal do Porto), entre outros membros do projeto e participantes na oficina.
O FÓRUM NADA NOVO é um projecto da NADA NOVO - Associação, a decorrer entre Janeiro e Julho de 2024.
Equipa:
Cidália Silva
Cláudia Escaleira
Jonny Pugh
Clara Vale
Patrícia Robalo
Tiago Ascensão
Sarah Shrbaji
Rosinda Casais
Alice Prata
Fotografia de exposição:
Jérémy Pernet
Participantes:
Ana Alvanéo
Ana Marques
Ana Dora
Paula Lage
Mayra Deberg
Michael Lambuth
Teresa Almeida
Ricardo Serafim
Eduardo Peixoto
Paulo Sousa
Rodrigo Pereira
Célia Barbosa
Colaboradores:
Tadej Urh
Mahdi Alizadeh
João Alves
Pedro Almeida