Expedition’20
23.7.2020
Participantes:
Tiago Castela, Inês Moreira, Oren Sagiv
Expedition é um ciclo de conversas de periodicidade anual que nos remete para as especificidades e sensibilidades de lugares concretos, embebidos em contextos próximos e longínquos, com convidados nacionais e internacionais das áreas da arquitectura, curadoria, paisagismo e urbanismo. Num formato discursivo e crítico, um grupo de académicos e profissionais estabelecidos partilha as suas investigações, acções e incursões editoriais ou curatoriais. O ciclo é inspirado na história do edifício onde se instala o INSTITUTO, mais concretamente na palavra ‘Expedição’ que consta na legenda da planta original de 1955.
Os convidados desta edição do ciclo Expedition são Inês Moreira, Oren Sagiv e Tiago Castela. Os temas das apresentações são:
Tiago Castela
Império na Cidade? Politizando Memoriais Urbanos do Colonialismo Hoje
Face ao actual debate público, esta apresentação recupera uma investigação em história da arquitectura sobre como a gestão dos memoriais urbanos do colonialismo pelo aparelho estatal diferiu em Moçambique e em Portugal após a formação de novas ordens políticas pós-coloniais. A apresentação concentra-se no modo como em Portugal continua a haver pouco debate propriamente político sobre a autoria dos memoriais urbanos do colonialismo, ou sobre o papel persistente de uma tradição colonial de memorialização na formação de subjectividades nacionais.
Inês Moreira
Fieldworkers Unite!
Fieldworkers Unite! podia ser uma chamada enviada pelo nosso grupo de investigação para reunir aqueles que trabalham fora das paredes dos escritórios, bibliotecas ou equipas formais dedicando as suas vidas a lugares remotos e imprevisíveis. No “Curating the Contemporary [NOVA/FCSH]”, estamos espalhados por diferentes geografias e a desenvolver novas abordagens à curadoria de arquitetura e do espaço. Olhamos a complexidade sistémica e problemáticas transversais aos territórios, relatando-as e gerando novas provas para a produção de conhecimento e para a prática artística. Além dos processos de trabalho de campo, estamos lentamente a alargar os próprios campos das nossas operações. Nesta apresentação, referirei as linhas de trabalho que perseguimos bem como alguns novos lugares que estamos a mapear.
Oren Sagiv
In Statu Quo: Structures of Negotiation
No contexto geopolítico da Terra Santa, a combinação de eventos históricos, mitos e tradições tem fomentado uma extraordinária concentração de espaços sagrados. Com suprema importância religiosa, muitos destes lugares tornam-se arenas de intensos conflitos, e ainda assim eles continuam a funcionar através de uma delicada rede de negociações e acordos políticos em curso. In Statu Quo: Structures of Negotiation - o tema do Pavilhão de Israel na 16ª Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza - identificou o complexo e frágil mecanismo de coexistência que foi estabelecido no século XIX e sobreviveu às mudanças políticas na região até aos dias de hoje. In Statu Quo indica não só o uso instrumental da arquitectura para fazer reivindicações num conflito, mas também a sua capacidade de negociar possibilidades de espaço e de programa.
Biografias
Tiago Castela é historiador da arquitectura e do urbanismo, e arquitecto. Lecciona e faz investigação sobre a história da dimensão política da arquitectura e do urbanismo, com enfoque no sudoeste da Europa e no sul de África no século XX. É licenciado em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, e completou em Dezembro de 2011 um doutoramento em Arquitectura, no programa de História da Arquitectura e do Urbanismo, na Universidade da Califórnia, Berkeley. É investigador permanente do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra desde 2016, onde integra desde 2012 o núcleo de estudos sobre "Cidades, Culturas, e Arquitetura" (CCArq).
Inês Moreira (Porto, 1977) é uma activa curadora, editora, investigadora e arquitecta. Doutorada em Curatorial/Knowledge (Goldsmiths College, University of London, 2014), Mestre em Arquitectura e Cultura Urbana (Metropolis, UPC/CCCBarcelona, 2003) e Arquitecta (FAUP, 2001). Investigadora em Pós-Doutoramento na NOVA/FCSH onde iniciou e coordena o novo cluster: “Curating Contemporary Cultures: on Architectures, Territories and Networks”. Professora auxiliar convidada na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Membro fundador e work group leader na Cost Action “European Forum for Advanced .Practices” (2019-2022).
Oren Sagiv é arquitecto, curador e professor universitário na Bezalel Academy of Arts and Design, Jerusalem. O âmbito do seu trabalho estende-se desde projetos públicos de grande escala a intervenções urbanas efémeras, a pequenos projectos interdisciplinares e experimentais. Oren desenhou o Intersection Project em Praga (2011), foi co-curador e arquiteto-chefe da 31ª Bienal de São Paulo (2011), e arquitecto-chefe do Museu de Israel em Jerusalém, entre 2011 e 2018.
Vídeo e edição:
Franco Atsoc