Expedition’21
11 - 13.07.2021
Participantes:
Alberto Pottenghi, Elisa Silva
Expedition é um ciclo anual de conversas que nos remete para as especificidades e sensibilidades de lugares concretos, embebidos em contextos próximos e longínquos, com convidados nacionais e internacionais das áreas da arquitectura, curadoria, paisagismo e urbanismo. O ciclo é inspirado na história do edifício onde se instala o INSTITUTO, mais concretamente na palavra ‘Expedição’ que consta na legenda da planta original de 1955.
A edição de 2021 é integrada no programa do curso “Bairros Críticos. Arquitetura e Apropriação no Bairro do Leal” e contou com apresentações de Alberto Pottenghi e Elisa Silva.
Fotos:
INSTITUTO, Ivo Tavares Studio
Apoio:
Direção Geral das Artes / Ministério da Cultura, Ágora – Cultura e Desporto, E.M.
Alberto Pottenghi - "Empathy Exercises"
11.07.2021
Alberto Pottenghi (Mantua, 1977) é formado em Arquitetura pelo Politécnico de Milão e frequentou a Faculdade de Arquitetura QUT, Queensland University of Technology (Brisbane, Austrália) em 2004. Entre 2006 e 2007, esteve no Japão a desenvolver um projeto de investigação sobre a arquitetura tradicional e a sociedade japonesa. Colaborou com diversos ateliers de arquitetura no Japão e Inglaterra. Entre estes, foi gestor de projeto no atelier Claudio Silvestrin Architects (Londres). É co-fundador do MONOatelier, sediado entre Milão e Porto, desde 2009, desenvolvendo projetos em Itália, Portugal e Suíça. Entre 2011 a 2018 trabalhou na Accademia di Architettura, Mendrisio (Suiça), com Valentin Bearth e Eduardo Souto de Moura. Desde 2012, colabora com Francis Kéré (Berlim) com quem fundou, e atualmente lidera, o curso de construção Building Reality, que ocorre em vários países da África subsariana. Entre 2013 a 2017, em colaboração com a Accademia di Architettura, coordenou o curso “Learning by Doing”, construindo estruturas temporárias em instituições como a Bienal de Arquitetura de Veneza. Em 2018 lecionou o curso “Introdução ao Continente Africano”, na Accademia di Architettura, Mendrisio. Desde 2017, é investigador associado na cadeira de Architectural Design and Participation, sob supervisão de Francis Kéré, na Technical University of Munich. É professor convidado na Advanced Design Studio: New Tools at YALE School of Architecture (New Haven, EUA).
Elisa Silva - "The Complete City: La Palomera, acknowledgement and celebration"
13.07.2021
Elisa Silva é diretora e fundadora de Enlace Arquitectura e Enlace Foundation, sediados em Caracas, Venezuela. As duas entidades trabalham em conjunto para melhorar a integração dos aglomerados informais nas cidades através de processos de desenho participativo e programas culturais. O seu trabalho recebeu prémios em vários concursos e bienais de arquitetura e urbanismo. A Igreja de San Juan María Vianney em Media Legua, Venezuela, foi vencedor da XI BIAU 2019 e o projeto “Integration Process Caracas” no barrio La Palomera é parte da Bienal de Arquitetura de Veneza 2021. Elisa recebeu o Rome Prize da American Academy em 2005, a Wheelwright Fellowship de Harvard em 2011, Graham Foundation Grant em 2017, e a Lucas Artist Fellowship em 2019. É co-autora de “CABA: Cartography of the Caracas barrios” (2014) e “Pure Space: Expanding the Public Sphere through Public Space Transformations in Latin American Informal Settlements” (Actar, 2020). É professora convidada na Princeton University School of Architecture e Daniels Faculty of Architecture, Landscape Architecture and Design na Universidade de Toronto. Ensinou na Harvard University Graduate School of Design e na Universidade Simón Bolívar em Caracas.