Peça de som para rua movimentada
19.08 – 20.08.2021
Artista:
Berru
Curadoria:
Pauline Foessel, Alexandre Farto (Vhils)
Co-produção:
Underdogs Gallery
No âmbito do projeto Só Fachada, o colectivo Berru foi convidada a fazer uma residência no INSTITUTO pelo período de duas semanas com o objetivo de criar uma intervenção efémera na fachada da Rua dos Clérigos 44.
"Peça de som para rua movimentada" tem origem numa reflexão sobre as várias camadas de som que cobrem o espaço envolvente do seu local de implementação - uma rua no centro da cidade do Porto por onde converge tráfego de automóveis e pessoas.
A obra introduz uma nova camada sonora artificial na rua, uma forma de ação sobre a realidade que tem como premissa harmonizar o ruído causado pelo movimento urbano.
A paisagem sonora ouvida por quem passa é criada por um algoritmo de composição musical generativo que interpreta inputs sonoros da rua e gera uma nova camada de som injetada na fachada do edifício – o próprio edifício atua como altifalante de som, condição que de alguma forma o torna elemento da obra de arte. Fica uma ideia de um agente cujo comportamento o faz mover-se de um sistema computacional, para uma fachada e posteriormente para uma rua e para o ouvido do público, uma ordem de eventos que parecem acontecer naturalmente numa obra que existe para além da contemplação, age e relaciona-se com o mundo através do som.
“Só Fachada” é um projeto desenvolvido em parceria entre o INSTITUTO e Underdogs Gallery, envolvendo residências artísticas, oficinas e a criação de uma galeria efémera a céu-aberto.
Apoio:
Direção-Geral das Artes / Ministério da Cultura, Ágora - Cultura e Desporto, E.M., Artworks, No Entulho, Maus Hábitos, Horto da Cidade
Fotos:
Raquel Rocha