DESVIADUTO - Cenários para a cidade do século XXI
12.03.-23.04.2022
Galeria Nuno Centeno
No final da tarde do dia 16 de outubro de 1961, seis vigas do Viaduto de Gonçalo Cristóvão, no centro do Porto, desabaram estrondosamente. O acidente não provocou vítimas, em parte porque àquela hora já ninguém se encontrava no estaleiro onde decorria a obra. O acidente foi amplamente difundido nos meios de comunicação local e nacional da época, mas o tempo fez esquecer o caso.
Esta exposição traz de novo à tona este episódio, olhando para o desastre de há sessenta anos como uma premonição. Hoje, o viaduto afigura-se como uma infraestrutura desatualizada, símbolo de um modelo urbano focado exclusivamente na mobilidade de veículos, onde não há lugar para os peões (passeios inexistentes), nem para a natureza (reduzida a tristes e insuficientes floreiras). A exposição propõe novos modos de pensar a cidade – e o habitat humano – que olhem para além da obsessão do séc. XX com as imposições da infraestrutura automóvel.
DESVIADUTO questiona a atual função e configuração do Viaduto de Gonçalo Cristóvão. Exploram-se diversos cenários de intervenção, especulativos e realistas: a remoção (total ou parcial); a inversão funcional; a valorização formal (e escultural) da estrutura; a criação de espaços verdes e de uso pedonal. As propostas não são apresentadas como projetos definitivos, mas antes como exercícios experimentais, que poderão oferecer à cidade soluções mais adequadas social e ambientalmente. Espera-se com esta exposição abrir um debate sobre o novo papel que o Viaduto poderá assumir na cidade do Porto do séc. XXI.
A exposição surge sequência da oficina “(Des)Fazer Cidade: Subtração como Prática Espacial”, com tutoria de Paulo Moreira e Tiago Patatas, conferências de n’UNDO e Ibiye Camp, e sessões críticas com Joana Pestana, Tiago Ascensão e Pedro Bandeira, que decorreu no INSTITUTO Dezembro de 2021 e janeiro de 2022.
Coordenação: Paulo Moreira
Equipa: Paulo Moreira, Carlos Gomes, Joyceline Teixeira, Oona Wächter, Oscar Larfeuille, Raquel Pais, Sofia Paganelli
Autores convidados: Alexandre Delmar, Ivo Tavares, Joana Pestana, João Ana, Tiago Ascensão, Tiago Patatas
Montagem: José Silva e Flávio Silva, JR Gráfica
Impressão de vinil: JR Gráfica
Apoio: DG Artes/Ministério da Cultura e Criatório, Ágora – Cultura e Desporto, E.M.