Sound it - Rádio Antecâmara
INSTITUTO: Entre 1:1 e 1:100.000
24.05 - 28.05.2022
Ao longo de quatro episódios, no âmbito do programa de residência Sound It, da Rádio Antecâmara no CCB, Paulo Moreira, fundador e diretor artístico e Raquel Pais, gestora de projetos e de programação, estiveram à conversa com arquitetos, curadores e cúmplices do INSTITUTO, a debater ideias e projetos que os levam a questionar, continuamente, os limites do que podem ser – e fazer – enquanto projeto cultural.
Sob o título “Entre 1:1 e 1:100.000”, as conversas abordaram diferentes dimensões, formatos e intervenientes, fazendo uma referência ao que são também as escalas do projeto em arquitetura. Os episódios abordaram a programação do INSTITUTO, desde os ciclos de conversas anuais – como a Quinzena, o WIP ou o Expedition – até exposições e workshops junto da comunidade; passando pelo Arquiteturas Film Festival, cuja edição de este ano será organizada pelo INSTITUTO, e acontecerá no Porto. Ao longo de quatro episódios, os ouvintes ficaram a conhecer alguns dos eventos e das pessoas por detrás da intensa programação deste espaço cultural independente da cidade do Porto.
O primeiro episódio contou com Paulo Moreira, arquiteto e fundador do INSTITUTO, à conversa com Pedro Campos Costa, arquiteto e fundador da Galeria Antecâmara. Ambos são espaços expositivos – e não só – diretamente ligados aos seus respetivos ateliers, Paulo Moreira architectures e CCA – Campos Costa Arquitetos. Tratou-se de uma conversa descontraída e cúmplice, onde se debateram os eixos que guiam estes “projetos irmãos”, criando pontes e diálogos entre o Porto e Lisboa.
Os pontos de tangência entre ambos os espaços são a sua abertura para acolher projetos especulativos no campo da arquitetura, onde o erro é aceite e a experimentação incentivada. É também evidente a importância dada às publicações. O “Anuário”, uma coleção anual que compila a programação do INSTITUTOe, segundo Paulo Moreira, um meio essencial para refletir sobre que temas que ali se promovem e divulgam. O próximo número, relativo ao ano de 2021, será publicado ainda este mês. Por sua vez, a Galeria Antecâmara organiza o evento A Puta da Leitura, que este ano terá lugar em final de setembro, e que promove um encontro informal, acompanhado de livros e bebidas, entre autores, editores e leitores.
Após a primeira colaboração entre as duas instituições, em 2021, que resultou no podcast Luandando e numa itinerância da exposição Kubanga Kukatula, com curadoria de Paulo Moreira, seguiu-se esta série de conversas no Sound It, onde ficou a certeza de que ambas continuarão a colaborar para combinar “disciplina e profissão” e assim promover a experimentação e a investigação entre a arquitetura, as artes e seus cruzamentos disciplinares.
Fotografia: Frederico Vicente